Por Juliana Teixeira da Silva*
Até 2025, o Brasil terá a sexta maior população de idosos no mundo de acordo com projeto de pesquisa sobre a efetividade de ações de promoção da saúde em idosos com apoio da Fapesp. A projeção deve causar impacto na forma de cuidar dessas pessoas. Na Casa de Repouso Viva Bem, por exemplo, as idosas são cuidadas com carinho e qualidade de vida.
A política de atendimento da nossa casa de repouso, que não tem cara de hotel ou hospital, é manter os cuidados com higiene, alimentação adequada, avaliação médica, atividades e socialização, além de muito carinho e respeito. A Casa de Repouso Viva Bem, que está localizada no bairro Pacaembu, em São Paulo, é um lar. Desde 2009, nosso residencial proporciona qualidade de vida, carinho e segurança para as senhoras residentes.
Nosso compromisso com a transparência é total: visitas livres e câmera online 24 horas acessíveis pelos familiares.
Sabemos, como já tenho abordado em artigos anteriores, que chega um momento em que os filhos ficam adultos e as mães envelhecem. Elas passam a precisar de ajuda em atividades que antes faziam sozinhas. Tornam-se mais limitadas por conta de alguma condição física ou da diminuição ou perda da capacidade funcional para algumas atividades.
As diferentes necessidades do idoso
O envelhecimento pode provocar mudanças na vida de uma pessoa como:
- Intensificar alguns comportamentos da personalidade;
- Levar ao desenvolvimento de manias conforme a condição de vida atual;
- Causar uma maior dependência emocional dos filhos ou amigos;
- Exigir mais recursos financeiros para tratamentos de saúde.
Por isso, ao identificar o perfil do idoso, é importante entender quais são suas necessidades, aquilo que o torna mais satisfeito e como alguns cuidados podem ser feitos para garantir saúde, longevidade e qualidade de vida.
Casa de Repouso é uma opção segura
Uma casa de repouso passa a ser uma opção segura para as pessoas idosas e seus familiares. Ou seja, o auxílio externo é necessário e, quase sempre, a melhor alternativa é buscar ajuda em uma casa de repouso.
Nós, da Casa de Repouso Viva Bem, garantimos a você e sua família a tranquilidade de que todas as senhoras residentes estejam bem, cuidadas por profissionais competentes e carinhosas com registro profissional no Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP).
Apostamos em uma equipe multidisciplinar composto por:
- Médicos geriatras;
- Nutricionistas;
- Enfermeiros;
- Terapeutas Ocupacionais
- Musicoterapeutas
- Fisioterapeutas;
- Psicólogos
Além disso, nossa estrutura conta com equipamentos que atendem às necessidades de nossas residentes com o objetivo de oferecer qualidade de vida, segurança, conforto e saúde. Nossa casa é ampla, clara e bem arejada. Todas as adaptações foram realizadas observando o que existe de mais atual em cuidados com os idosos.
A área externa, com verde, bancos de jardim, mesas e cadeiras para uma agradável convivência. Na nossa casa, as senhoras desfrutam do ar livre, interagem e participam de atividades.
A Terapia Ocupacional, a Musicoterapia e a Fisioterapia ajudam a adquirir hábitos saudáveis e manter autonomia física e psicológica. Temos um cronograma semanal para as senhorinhas residentes se sentirem felizes e em atividade.
Venha nos conhecer.
Entre em contato por AQUI.
Até breve!
*Juliana Teixeira da Silva é Diretora da Casa de Repouso Viva Bem
Se você tiver um familiar com Alzheimer os artigos podem te ajudar:
Como conviver com uma pessoa com Alzheimer
Como se comunicar com uma pessoa com Alzheimer
10 atividades para uma pessoa com Alzheimer
Como melhorar a qualidade de vida de uma pessoa com Alzheimer