*Juliana Teixeira da Silva
Aqui na Casa de Repouso Viva Bem temos muitas senhorinhas com a Doença de Alzheimer. Trata-se de um tipo de demência que ataca o cérebro e compromete comumente a memória, o pensamento, a linguagem, o julgamento crítico e o humor.
Muitas pacientes podem apresentar desnutrição e perda de peso porque ocorrem diminuição do apetite, perda de paladar ou dificuldade para engolir. Nossa nutricionista e nossa fisioterapeuta estão sempre alertas para evitar a perda de peso porque reduz a massa muscular. Esta redução aumenta o risco de quedas, úlceras de decúbito e infecções.
A consistência da alimentação também deve ser considerada. As pacientes que apresentam dificuldade para engolir podem aspirar a alimentação. O alimento pode ir direto para o pulmão e causar infecção. Para evitar este risco servimos refeições pastosas.
Outro problema muito comum é a prisão de ventre. Para ajudar a evitar servimos muita água, frutas, verduras, fibras e bebidas laxativas. Quando o caso requer nossa médica receita medicação.
Para motivar e estimular a alimentação saudável observamos os protocolos mais modernos de nutrição:
- Servimos 6 refeições diárias. As pessoas idosas podem apresentar dificuldade de digestão. Então é recomendável mais refeições com quantidades mais reduzidas em cada uma.
- Para estimular o apetite nosso cardápio é composto de alimentos variados, coloridos (cenoura, beterraba, carne, vagem, salsinha, brócolis, pimentão, etc) e com boa aparência. Incluímos ovos, peixes, abacates, porque possuem nutrientes que ajudam na proteção ao cérebro.
- Para melhorar o sabor temperamos com cebola, salsinha, orégano, cebolinha, alho, etc. Tudo natural. Não usamos alimentos industrializados.
Aqui, na Casa de Repouso Viva Bem, a comida é caseira, feita com muita competência e carinho. Visite-nos.
*Juliana Teixeira da Silva é Diretora da Casa de Repouso Viva Bem