Socialização Beneficia Idosos.

A socialização faz muito por nós à medida que envelhecemos. Para a maioria das crianças e jovens adultos, a interação social é fácil e natural. Com a idade, fazer amigos e construir relacionamentos com outras pessoas tende a ficar cada vez mais difícil. Isso pode ser devido a indisponibilidade de horários, saúde em declínio, limitações de mobilidade, falta de energia ou até sintomas de depressão. Para as pessoas idosas uma boa socialização é tão importante quanto atender às necessidades físicas. Aqui, na Casa de Repouso Viva Bem, priorizamos a socialização desde o primeiro dia.

Veja abaixo  cinco razões pelas quais valorizamos muito a socialização dos idosos.

  1. Sentido de pertencer– Socialização entre os idosos cria um sentimento de pertencer a um grupo. Isso é importante em todas as fases da vida, mais especialmente nesta fase. Quando o tempo é dividido com outras pessoas que passaram por experiências de vida semelhantes, os idosos  encontram apoio nas  amizades recém-cultivadas, resultando em laços duradouros.

 

  1. Aumento da auto-estima– . Também por esta razão, além de outras, aqui na Viva Bem proporcionamos a Terapia Ocupacional, a Musicoterapia e Fisioterapia. Para ajudar mais ainda na socialização comemoramos tudo: Aniversários, Dia das Mães, Dia das Avós, Festa Junina, Natal, Carnaval.  Estudos mostram que o apoio social deve conter atividades de qualidade que promovam a autoconsciência positiva.

 

  1. Bons hábitos – A socialização entre os idosos ajuda a prevenir maus hábitos que podem ter efeitos negativos na saúde como, por exemplo, a depressão. Os bons hábitos levam a uma sensação de bem-estar.

 

  1. Estresse reduzido e menos ansiedade– A socialização proporciona enormes benefícios para os idosos, reduzindo o estresse e a ansiedade. Ter uma ampla variedade de contatos no dia-a-dia contribui para o bem-estar psicológico ao evitar problemas como depressão e ansiedade.

 

  1. Suporta a saúde do cérebroA interação social apoia a saúde do cérebro e pode até mesmo atrasar o início da demência. Embora os pesquisadores não tenham certeza de como a socialização afeta exatamente o cérebro, sabe-se que enormes efeitos positivos foram vistos entre os idosos mais socializados.

 

Aqui, na Casa de Repouso Viva Bem, cuidamos da socialização como um dos itens que compõe a qualidade de vida.

 

A casa é sua. Estamos no bairro do Pacaembu. Venha nos conhecer.

 

Juliana Teixeira da Silva

Diretora

 

Os Benefícios do Bingo

Jogar bingo é mais que diversão, já que por atrás de um simples jogo há muito mais benefícios do que uma pessoa pode imaginar. Entre eles está a melhora da saúde mental dos idosos.
Para as pessoas idosas, manter a mente ocupada é essencial para uma melhor qualidade de vida. Aqui entra uma boa partida de bingo.
Veja alguns benefícios que o bingo pode trazer para a saúde mental dos idosos:

1 – Interação social
Quando jogamos bingo nos relacionamos com outros jogadores. Jogar bingo rende boas conversas e mantém o laço social ativo. Assim, evita a depressão que tanto assombra os idosos e seus familiares.

2 – Atenção
Embora bastante simples o bingo ajuda a manter a atenção de pessoas idosas, o que favorece na concentração e na memória.
3 – Estímulo
Quando jogamos bingo, há um estimulo muito grande, já que o jogador deve escutar o número e marcar a cartela simultaneamente. Isso gera um tipo de animação e a liberação de endorfinas que faz com que o ser humano sinta empolgação. A endorfina quando liberada no organismo estimula a pessoa, deixando-a mais eufórica.

4 – Melhora a coordenação

Leia Mais

Como conviver com uma portadora de Alzheimer?

Na Viva Bem  temos várias senhorinhas com Alzheimer. São pessoas doces e meigas na maior parte do tempo. Entretanto, podem ficar agitadas, ansiosas e até agressivas.

Leia Mais

Alimentação para pacientes com Alzheimer.

Aqui na Casa de Repouso Viva Bem temos muitas senhorinhas com a Doença de Alzheimer. Trata-se de um tipo de demência que ataca o cérebro e compromete comumente a memória, o pensamento, a linguagem, o julgamento crítico e o humor.

Leia Mais

21 sinais indicam que um idoso não pode mais morar sozinho.

Frequentemente recebemos pessoas angustiadas com comportamentos estranhos de familiares idosos. A dúvida é se poderão ou não  continuar a morar sozinhos. Em razão disso, começamos a pesquisar sobre o assunto e segue abaixo 21 comportamentos a serem observados.

Leia Mais

Quem cuida bem de uma idosa?

Chega um determinado momento em que o idoso apresenta limitações decorrentes da própria idade ou de alguma doença que o acometeu. A família nunca se viu diante de uma situação similar e precisa solucionar este problema que possui grande carga emocional.

Leia Mais

Quebra-cabeças para Alzheimer.

A Doença de Alzheimer é, resumidamente, o envelhecimento das células cerebrais que, aos poucos, vai parando de funcionar.

Leia Mais

O momento em que os idosos necessitam de cuidados especiais.

Chega uma hora em que nossos idosos queridos começam a apresentar problemas de comportamento, de esquecimentos, irritabilidade, desequilíbrio, esquecem de tomar os medicamentos, repetem as mesmas coisas várias vezes e muitos outros.

Leia Mais

Como surgiu o Dia das Mães?

Homenageamos, com uma missa, aqui na Casa de Repouso Viva Bem, todas as Mães residentes.

Leia Mais

2018 © Casa de Repouso Viva Bem. Desenvolvido pela Agência Mazag

Scroll Up