Câmeras on line 24h
acessíveis pelos familiares

11 3675-4946​

11 96316-3498

Ignorar sinais de alerta de demência gera problemas financeiros

Por Juliana Teixeira da Silva*

 

Desde 2008 eu convivo com pessoas idosas e seus familiares. Durante essa minha experiência, posso dizer que já vi acontecer muita coisa decorrente de demência senil. Neste artigo, vou alertá-los sobre graves problemas financeiros que podem ocorrer com um idoso senil.

Os familiares precisam estar alertas com as finanças dessa do idoso. Alguns erros incomuns podem ser os primeiros sinais da demência senil. Cheques devolvidos, esquecer de pagar contas, excessos no cartão de crédito, despesas estranhas e dificuldade em administrar os gastos são alguns dos exemplos.

Ignorar esses “sintomas” iniciais pode causar graves problemas financeiros para os idosos, especialmente, nesta época em que quase tudo está digitalizado e o pessoal da terceira idade encontra dificuldade para se adaptar.

 

Golpes mais comuns em idosos com demência senil

Além do que eu já relatei neste artigo, idosos com demência correm maior risco de fraude e exploração financeira. Alguns casos são:

 

  • falsas doações;

 

  • golpes de sorteio;

 

  • fraude em reparos domésticos;

 

  • fraude em transferência de dinheiro.

 

Como evitar golpes com o idoso

Os exemplos acima são alguns  esquemas financeiros que custam aos idosos grandes prejuízos. Cuidadores e familiares devem ficar atentos, pois as pessoas da terceira idade tendem a ser mais vulneráveis. 

No caso de idosos com algum sinal de demência, tente evitar que conversem desacompanhados com pessoas estranhas, seja por telefone ou pessoalmente. Outra forma de evitar golpes financeiros em idosos é evitar que conversem diretamente com gerentes de bancos e seus auxiliares. 

Não são incomuns relatos em que funcionários da instituição onde o idoso tem conta convencem seu cliente a fazer negócios ruins, como planos de aposentadoria com retornos inviáveis e multas absurdas para saques antecipados.

Por exemplo, há casos de produtos com 20 anos de duração vendidos para pessoas com 85 anos. A chance do valor ser efetivamente resgatado e gozado pelo idoso é próxima de zero. Ou seja, com ‘jeitinho’, obtenha autorização para acessar suas contas e organizar e arquivar todos os seus documentos referentes às finanças.

Esse simples procedimento poderá evitar problemas financeiros decorrentes por ignorar os primeiros sinais de alerta da demência senil.

Se você está notando alterações de comportamento, falhas de memória, irritabilidade, mudanças de hábito no seu pai ou na sua mãe, recomendo que consulte um geriatra ou um neurologista. Tudo o que é detectado no início é mais fácil para tratar.

 

Casa de Repouso Viva Bem

Aqui na Casa de Repouso Viva Bem temos algumas residentes com demência senil e  Alzheimer. Todas são medicadas e bem cuidadas para viverem com boa qualidade de vida.

Eu estou aqui para ajudar. Se você está identificando qualquer problema com seu idoso querido, pode me contatar.

Estamos localizados no bairro Pacaembu, em São Paulo, e é um lar. Não tem cara de hotel ou hospital. Desde 2008 nosso residencial proporciona qualidade de vida, conforto e segurança para as senhoras residentes.

Nosso compromisso com a transparência é total: visitas livres e câmera online 24 horas acessíveis pelos familiares.

Em um ambiente seguro, adaptado às necessidades das idosas, elas recebem atendimento 24 horas realizado por uma equipe multidisciplinar especializada em cuidados para a terceira idade.

Na nossa casa as idosas participam de várias atividades. Oferecemos também musicoterapia, fisioterapia e terapia ocupacional.

 

Enfermagem 24 horas

Competentes e atenciosas, nossas técnicas de enfermagem têm ampla experiência no atendimento das demandas individuais de cada idosa. Estão qualificadas para proporcionar qualidade de vida e carinho. Ministram  os medicamentos, cuidam da higiene, auxiliam na alimentação e acompanham nossas residentes o tempo todo.

Aliás, todas têm registro profissional no Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP). Essa enfermagem humanizada também é um dos fatores que oferecem tranquilidade aos familiares. 

Visite-nos. Venha conhecer nossas instalações, a equipe e as senhoras residentes.

Estamos aqui para ajudar com todo profissionalismo e carinho que uma casa de repouso exige.

Ligue para nós, a casa é sua!

Se preferir, meu WhatsApp: (11) 96316-3498

Esperamos o seu contato. Até breve!

Juliana Teixeira da Silva é Diretora da Casa de Repouso Viva Bem

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp