Câmeras on line 24h
acessíveis pelos familiares

11 3675-4946​

11 96316-3498

O estresse de cuidar em casa de uma idosa com demência

Por Juliana Teixeira da Silva*

A minha experiência como diretora da Casa de Repouso Viva Bem permite-me ajudar quem precisa transferir uma idosa querida para uma casa de repouso. Eu sei que é uma das decisões mais difíceis.

Como há tantas emoções envolvidas, você tenta adiar essa decisão difícil pelo maior tempo possível. Mas, muitas vezes, cuidar de alguém em casa se torna inseguro ou impossível de manter.

Para tornar a sua decisão um pouco mais fácil, veja abaixo 4 maneiras de saber quando é necessário que sua idosa querida mude para uma casa de repouso.

1. A idosa se comporta de forma agressiva

Algumas idosas, geralmente aquelas com demência, podem se comportar de forma agressiva ou violenta. Se a medicação ou as tentativas de reduzir esse comportamento não solucionarem o problema você e a sua idosa querida correm o risco de se machucarem, às vezes, com gravidade. Isso adiciona muito estresse emocional a uma situação já estressante.

2. A idosa exige mais cuidados do que você pode dar

Com o passar dos anos, a saúde e a capacidade da maioria dos idosos diminuirão. O envelhecimento e as doenças graves continuarão progredindo. Ao chegar o momento em que você terá que acordar várias vezes a noite ficará muito difícil suportar essa situação por muito tempo. Os riscos de quedas serão maiores se sua constituição física for menor do que a de quem você está cuidando.

3. A idosa tenta sair de casa e corre alto risco de se perder ou se machucar

Muitas pessoas com demência senil ou Alzheimer desejam passear ou têm a ideia de ir a lugares específicos. Infelizmente, o dano no seu cérebro significa que ela normalmente não sabe como chegar aos lugares, como voltar para casa e como evitar acidentes ou ferimentos.

Pessoas com demência geralmente podem sair de casa em um piscar de olhos, ou no tempo que você leva para usar o banheiro ou pegar um copo d’água.

4. O cuidador ou a cuidadora da família estão estressados

Isso afeta seriamente sua saúde e bem-estar. Quando isso acontece, sua capacidade de cuidar da sua idosa querida com segurança será significativamente diminuída.

Casa de Repouso Viva Bem no Pacaembu em São Paulo

Aqui na Casa de Repouso Viva Bem, há 12 anos, cuidamos de senhoras idosas com diversos graus de dependência.

Em nome da transparência aqui as visitas são livres, exceto durante a pandemia para a segurança de nossas residentes.

Além disso, para que os familiares fiquem mais tranquilos, somos a única casa de repouso que disponibiliza câmeras online, 24 horas, acessíveis pelos familiares.
Em um ambiente seguro, adaptado às necessidades das idosas, elas recebem atendimento realizado por uma equipe multidisciplinar em cuidados para a terceira idade.

Na nossa casa, elas participam de várias atividades. Oferecemos também musicoterapia, fisioterapia e terapia ocupacional.

Venha conhecer nossas instalações, equipe e senhoras residentes.

Eu estou aqui para ajudar e você terá mais tempo para você.

*Juliana Teixeira da Silva é Diretora da Casa de Repouso Viva Bem

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp