A prevenção de quedas em idosos é um tema de extrema importância. A queda é um evento bastante comum do envelhecimento e pode sinalizar o início de fragilidade ou indicar alguma doença aguda.
Considerando que os idosos permanecem a maior parte do tempo em domicílio (seja familiar ou uma casa de repouso), o local tem que ser seguro. E para cuidar adequadamente de uma pessoa idosa e reduzir os riscos de quedas, é essencial compreender alguns fatores de risco.
Neste texto nós vamos tratar de fatores que podem levar a quedas e alguns procedimentos simples e eficazes que adotamos aqui na Casa de Repouso Viva Bem.
Fatores de risco em quedas de pessoas idosas
As quedas em idosos podem resultar em lesões sérias, como fraturas ósseas, traumas na cabeça e complicações médicas. Vários fatores de risco podem aumentar a probabilidade de uma pessoa idosa sofrer uma queda. Entre eles, destacam-se:
- idade avançada (80 anos ou mais);
- sexo feminino;
- história prévia de quedas;
- imobilidade, falta de atividade física e mobilidade reduzida;
- fraqueza muscular de membros inferiores;
- redução do equilíbrio;
- dano cognitivo, como a demência;
- ansiedade, depressão e outras condições de saúde mental;
- perda de segurança e autoconfiança;
- doença de Parkinson;
- uso de medicamentos, especialmente aqueles que causam sonolência ou tontura;
- problemas de visão;
- ambiente não adaptado.
Cuidados essenciais na prevenção de quedas em idosos
Prevenir quedas em idosos envolve um esforço conjunto entre a própria pessoa idosa, seus familiares e cuidadores. Aproximadamente 50% das quedas de idosos poderiam ser evitadas. Dentre essas, é grande a quantidade de ocorrências que levam a óbito. Por isso, todas as precauções devem ser tomadas.
Primeiramente, os sapatos precisam ser fechados e sem salto, mais adequados para proporcionar estabilidade. Solas lisas devem ser evitadas e nunca pode ser permitido que um idoso fique com cadarços desamarrados, ande de meias, nem use chinelos velhos e deformados ou que estejam frouxos.
Os movimentos de sentar, levantar ou abaixar merecem atenção especial. Muitas vezes é necessário o apoio de uma pessoa para o idoso caminhar, ou mesmo o uso de andador ou bengala. Há vários tipos adequados para cada pessoa.
Adaptações no ambiente
Para garantir a segurança de nossos entes queridos, é essencial realizar adaptações no ambiente em que vivem. Na Casa de Repouso Viva Bem, entendemos a importância dessas adaptações e as implementamos de maneira abrangente para proporcionar um ambiente seguro. Aqui estão algumas das adaptações que podem ser cruciais na prevenção de quedas em idosos:
Organização da fiação
É necessário tomar cuidado com fios de TV, abajur, telefone e outros dispositivos que podem causar tropeços com graves consequências. Aqui, nossas moradoras podem desfrutar de um ambiente onde todos os fios são instalados em canaletas fixadas nas paredes, garantindo que nenhum fio esteja no caminho por onde um idoso transita.
Remoção de obstáculos
Mantenha os corredores e áreas de circulação livres de obstáculos, como tapetes soltos ou fios elétricos no chão. Com o envelhecimento, a visão para baixo pode ser prejudicada, tornando mais difícil identificar objetos no chão que possam causar tropeços e quedas.
Na Casa de Repouso Viva Bem, posicionamos os móveis de forma estratégica, garantindo que as idosas tenham um caminho desobstruído para se locomover. Mesas de centro, porta-revistas, descansos de pé, objetos de decoração e plantas devem estar fora da zona de tráfego de idosos. Além disso, evitamos o uso de tapetes, que podem escorregar, ter as pontas levantadas e provocar tropeços.
Piso adequado
Sabemos que pisos escorregadios podem representar um grande risco. Portanto, nunca enceramos pisos de madeira, evitando que fiquem excessivamente lisos e escorregadios.
Em todas as áreas de circulação, instalamos corrimãos nas paredes para fornecer maior segurança ao caminhar, e, se necessário, adotamos adesivos antiderrapantes nos degraus das escadas, sempre garantindo que nenhum obstáculo seja deixado nos degraus para evitar tropeços.
Melhorar a iluminação
Ambientes mal iluminados, como corredores, salas e quartos, podem favorecer a ocorrência de quedas. Portanto, recomendamos a instalação de vários interruptores de luz acessíveis aos idosos, que também brilham no escuro, para garantir que eles possam circular com segurança, mesmo durante a noite.
Aqui na Viva Bem adotamos interruptores com sensores de presença que são muito práticos e funcionais. Além disso, mantemos lâmpadas de emergência. Essas providências também podem ser feitas na sua casa para maior segurança do seu familiar idoso.
Nossas residentes não sobem escadas porque temos elevador. Mesmo que nunca estejam sozinhas e sempre acompanhadas de uma auxiliar de nossa equipe, as áreas com escadas têm interruptores de luz com sensores tanto na parte inferior quanto na parte superior.
Banheiro adaptado com barras de apoio
Na Viva Bem, garantimos que banheiro, box de banho e vaso sanitário estejam equipados com barras de apoio, proporcionando estabilidade adicional aos nossos residentes.
Além disso, um tapete antiderrapante é colocado ao lado da banheira ou do box para tornar a entrada e a saída mais seguras. A disposição das pias está em uma altura compatível com a dos idosos, evitando que tenham que se abaixar ou esticar demais para alcançar a torneira.
Quarto confortável e seguro
Para proporcionar um sono tranquilo, selecionamos colchões firmes com densidade compatível com o peso de nossas moradoras e garantimos que as alturas do colchão e da cama sejam adequadas, permitindo que o idoso, quando sentado na beira da cama, possa encostar os pés no chão, proporcionando maior estabilidade e facilidade de movimento.
Priorize a segurança com uma casa de repouso
Estamos comprometidos em garantir que todas as nossas residentes recebam a atenção médica adequada, incluindo acompanhamento de saúde e a administração de medicamentos, quando necessário.
Quando chega o momento em que uma casa de repouso se torna a melhor opção, a Viva Bem está aqui para oferecer um ambiente, onde suas entes queridas possam desfrutar de uma vida plena e protegida. Aqui priorizamos a segurança de cada residente.
Visite-nos. Venha conhecer nossas instalações, equipe e senhoras residentes.
Estamos no bairro do Pacaembu.
Juliana Teixeira da Silva, Diretora
Rua Almirante Pereira Guimarães, 405