Os benefícios da música para os idosos

*Juliana Teixeira da Silva

Ouvir música é uma atividade ligada diretamente à memória. A música é capaz de recuperar, de alguma maneira, o passado ao nos remeter à boas lembranças de tempos já vividos.   

Para as pessoas idosas é uma atividade muito agradável. Uns gostam e sabem tocar um instrumento. Outros cantam. Outros, simplesmente, gostam de cantar ou apenas recordar seus bons momentos por meio da música.

O importante é que a música pode estar tão arraigada no cérebro e envolve uma mescla de memória, emoção, audição, movimento físico e ritmo. Quando utilizada com prazer, a música pode trazer ao idoso a compreensão do mundo e de nós mesmos. 

Estudos comprovam que a música traz benefícios físicos, melhorando atividades musculares, respiração, pressão sanguínea, humor e metabolismo, além de fortalecer as relações interpessoais em que a música é capaz de sociabilizar, integrar e promover o equilíbrio emocional.

Confira!

Vantagens da música para a saúde dos idosos

  • Melhora do humor: Ao ouvir música, o nosso corpo libera endorfinas – substâncias responsáveis pela felicidade e prazer. Escutar música nos causa sensações boas de recompensa e bem-estar. Desta forma, a música melhora o humor dos idosos, que se sentem mais felizes, evitando a depressão;
  • Diminui a dor: Se o idoso tiver alguma dor ou problema, escutar uma boa música  fará com que ele desvie o foco disso. O estímulo sonoro tem o poder de amenizar o estímulo da dor;
  • Aumenta a socialização: A música tem o incrível poder de unir as pessoas; seja por gostos semelhantes ou por aprender algum instrumento musical. O convívio social utilizado na musicoterapia diminui o isolamento, além de ser uma forma de expressar as emoções;
  • Reduz o nível de estresse: A interação e os momentos de boa disposição servem como forma de descarregar o estresse, evitando o aumento da pressão arterial e frequência cardíaca.

Casa de Repouso Viva Bem: idosas com qualidade de vida e carinho 

Na Casa de Repouso Viva Bem, toda a equipe sabe da importância da música. Semanalmente, nossa casa realiza uma sessão de Musicoterapia em que nossas residentes exercitam a memória ao serem estimuladas a relembrar as letras das músicas da sua época, cantar os refrões, lembrar fatos que ocorreram, acompanhar o ritmo, cantar junto. São tardes alegres e produtivas em benefícios para cada senhora residente. 

Além disso, nas festas e comemorações que  realizamos –” o dia das avós, dia das mães, dia dos idosos – contratamos um músico para tocar, cantar e animar a todas às mulheres que moram na nossa casa. Sim, a Casa de Repouso Viva Bem não tem cara de hotel ou hospital. Aqui é a casa, o lar de cada uma.

Um residencial para idosas no Pacaembu, em São Paulo, onde fazem novas amizades, interagem, recebem familiares e amigos. A convivência entre elas mais as atividades diárias que oferecemos tornam o nosso ambiente  alegre e agradável.

Nosso compromisso com a transparência é total: as visitas são livres e temos câmeras online 24 horas acessíveis para os familiares. Cada membro da família pode acompanhar em tempo real como a sua idosa está.

Venha nos conhecer, estamos no Pacaembu, em São Paulo.

Informações: (11) 3675-4946

Até breve!

 

*Juliana Teixeira da Silva é Diretora da Casa de Repouso Viva Bem

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp