No dia a dia, os idosos não se lembram e não gostam de beber água. No entanto, este comportamento pode causar desidratação e, em consequência, pode estimular o crescimento da quantidade de sódio no sangue entre outros problemas de saúde.
A desidratação em idosos é algo muito comum.
A sede é o primeiro sinal de que nosso organismo já está com algum grau de desidratação. Porém, nos idosos, esse mecanismo regulador vai se tornando cada vez menos eficiente. Por isso, essas pessoas têm mais dificuldade para perceber quando estão precisando se hidratar.
Elas simplesmente não têm vontade ou sentem pouca necessidade de beber água. Mas, obviamente, não deixam de precisar da ingestão do líquido.
Complicações causadas pela desidratação em idosos
Uma série de complicações podem surgir a partir da desidratação. Entre elas:
- Confusão mental
- Queda de pressão arterial
- Aceleração dos batimentos cardíacos
- Dor no peito.
Desta forma, é importante que a pessoa se mantenha hidratada, principalmente, nessa fase da vida, mesmo que esse não tenha sido um hábito cultivado no passado. Em casa, os familiares devem prestar muita atenção na quantidade de líquidos que os parentes idosos estão ingerindo, oferecendo sempre alternativas que favoreçam a sua hidratação.
Dicas para idosos e familiares
A média ideal é manter o consumo de 1,5 a 2 litros de água por dia, o equivalente a uma média de oito copos de água. Como a desidratação no idoso acontece muito mais rapidamente, a ingestão de líquidos deve acontecer a cada duas horas.
Como a capacidade de sentir sede e aceitar água tende a diminuir com a idade, é importante introduzir na alimentação outros líquidos e alimentos ricos em água tais como sucos de frutas, chás, água de coco, leite, sopas, e frutas como melão, melancia, laranja e abacaxi.
Lembre-se sempre: os familiares e cuidadores devem estar atentos para que essa ingestão aconteça.
Casa de Repouso Viva Bem
Na Casa de Repouso Viva Bem, nossas funcionárias servem água para cada senhorinha residente, no mínimo, a cada duas horas. Temos uma rotina bem detalhada para contemplar integralmente todos os cuidados que os idosos precisam e merecem.
Nossa proposta é proporcionar qualidade de vida a nossas residentes e tranquilidade aos familiares.
Nosso compromisso com a transparência é total: visitas livres e câmera online 24 horas acessíveis pelos familiares.
Em um ambiente seguro, adaptado às necessidades das idosas, elas recebem atendimento 24 horas por dia realizado por uma equipe multidisciplinar em cuidados para a terceira idade.
Na nossa casa, elas participam de uma série de atividades. Oferecemos também musicoterapia, fisioterapia e terapia ocupacional.
Venha nos conhecer!
Entre em contato por AQUI.
Até breve!
*Juliana Teixeira da Silva é Diretora da Casa de Repouso Viva Bem