Câmeras on line 24h
acessíveis pelos familiares

11 3675-4946​

11 96316-3498

O que observar na primeira visita a uma casa de repouso 

Escolher uma casa de repouso para idosos da família pode ser uma atividade complexa. Além de envolver uma série de sentimentos, como angústia e culpa, a decisão precisa da análise e pesquisa atenta dos familiares.

Muitas pessoas não estão preparadas para lidar com esse processo. É comum que adultos se sintam culpados e relutem até o último momento. No entanto, deixar a idosa sob os cuidados de uma instituição de longa permanência é um ato de amor.

Quando você ou outro familiar não consegue dar conta dos cuidados necessários e está ficando cada vez mais estressado por isso, a alternativa mais viável é prezar pela qualidade de vida não só da matriarca, mas pela sua também.

 

Como saber que é hora de institucionalizar a matriarca?

Em alguns casos, é necessário cogitar a procura pela casa de repouso ideal.

 

Quando o familiar não consegue dar conta

Como falamos acima, se a rotina está ficando cada vez mais puxada e você tem outras tarefas para lidar no dia a dia, o ideal é deixar a idosa sob os cuidados de profissionais da área.

Isso evita o estresse do cuidador, uma condição comum em pessoas que vivem sob estresse constante de ter que lidar com cuidados e cobranças com seus familiares idosos.

 

Quando a idosa não consegue morar sozinha

Algumas idosas optam por morar sozinhas. Mas, quando elas não conseguem mais realizar tarefas do dia a dia com a mesma independência, é hora de procurar um local para ela ficar. 

Ambientes especializados costumam ser as melhores opções para quem tem a rotina muito atarefada.

 

Quando a idosa precisa de cuidados contínuos

Dependendo da doença, a matriarca pode precisar do auxílio e cuidado diário de um profissional. Pessoas que sofrem com demência ou Alzheimer, por exemplo, precisam de atenção redobrada que, muitas vezes, um familiar não conseguirá oferecer.

Nós sabemos que cuidar de um idoso pode ser difícil, afinal, é preciso paciência e dedicação todos os dias – além de tempo de sobra, de acordo com a situação enfrentada.

Não tenha medo de admitir que a situação está difícil. Abra o jogo com outros familiares para que juntos vocês consigam tomar a decisão mais acertada.

E se a idosa ainda estiver lúcida, converse com ela. A decisão de ir para uma casa de repouso deve vir, em primeiro lugar, da pessoa.

Mas caso a matriarca não tenha capacidade de decidir sozinha, é dever de quem mora com ela, ou da família como um todo, decidir o que fazer.

 

A importância de uma visita cuidadosa

Em alguns casos, escolher uma instituição de longa permanência será a opção certa. Esses espaços contam com profissionais qualificados, responsáveis por fazer o paciente se sentir bem e ter mais qualidade de vida durante a melhor idade.

As casas de repouso costumam ser uma boa pedida, pois tudo é regrado, organizado e bem planejado em prol do bem-estar dos idosos que ali vivem.

Mas não vale chegar a uma decisão sem antes conhecer lugares em potencial. Este é um ponto muito importante! Embora haja muitos ambientes acolhedores, é preciso que a família conheça diferentes espaços, a fim de encontrar aquele onde a idosa terá a melhor vivência.

Cá entre nós: a identificação do local ideal é estressante e gera muita insegurança. Afinal, os familiares estão confiando a instituição aos cuidados com uma das pessoas mais importantes em suas vidas.

É muito importante que o espaço seja confiável e seguro. Para tanto, visite e avalie de duas a três casas de repouso com olhar crítico e comparativo, tendo como foco a qualidade e praticidade.

Ser próximo a sua residência não basta. Você precisa observar, conversar com os profissionais da instituição e verificar como é o dia a dia dos pacientes. Essa é uma maneira de diferenciar cada local e escolher o melhor.

 

O que observar durante a visita?

Em primeiro lugar, ressaltamos que você não se deixe impressionar pelo luxo ou requinte das instalações. Só isso não basta.

A casa de repouso deve ser regularizada, com alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária local. É preciso que o espaço tenha foco na limpeza, qualidade dos alimentos e na segurança.

Todos esses pontos são importantes para garantir a proteção da idosa, bem como sua qualidade de vida e saúde.

Durante as visitas em cada instituição, caminhe por todas as instalações e fique atento aos seguintes critérios:

  • O ambiente é limpo? 
  • Você sentiu odor de urina? Se sim, a higiene das residentes não é realizada de maneira apropriada.
  • O ambiente é silencioso ou barulhento? 
  • A temperatura é agradável?
  • A sala de refeições é confortável e aconchegante?
  • Os quartos, corredores e áreas comuns são bem iluminados? São acessíveis a cadeiras de rodas e andadores?
  • Todos os corredores, banheiros e chuveiros possuem barras de apoio?
  • Existe alguma área privativa para a residente receber visitas?
  • Existem áreas externas para a residente sentar e caminhar? Fique atento às condições do local.
  • As residentes parecem bem cuidadas? Estão limpas, bem arrumadas, unhas aparadas, com cabelo arrumado?
  • As funcionárias conhecem as residentes pelo nome? Conversam e interagem com todas?
  • A decoração geral é agradável e familiar?

Para avaliar todos esses requisitos, visite a instalação em dias da semana diferentes e em horários variados. Não deixe de conversar com os profissionais do espaço, para entender melhor sobre a casa como um todo.

 

O que esperar do ambiente da casa de repouso?

As casas de repouso devem oferecer:

  • cuidados com a saúde e higiene dos idosos;
  • alimentos de alta qualidade e cardápios variados, de acordo com as restrições de cada um;
  • serviços de saúde e terapia;
  • planos de cuidado personalizados;
  • medidas de segurança em todo o espaço;
  • equipe qualificada e infraestrutura de qualidade;
  • opções de lazer e atividades.

Essas são apenas algumas observações iniciais para estar atento durante as primeiras visitas. No nosso e-book gratuito, ensinamos como avaliar uma casa de repouso para idosos passo a passo. Temos dicas valiosas para você tomar a decisão certa, em prol da qualidade de vida da matriarca da família.

 

Conheça a estrutura da Casa de Repouso Viva Bem

A Casa de Repouso Viva Bem tem como objetivo garantir tranquilidade, proteção e felicidade às idosas e seus familiares. Toda a infraestrutura e atividades oferecidas foram desenvolvidas pensando em manter todas as pacientes seguras.

É por isso que oferecemos:

  • acompanhamento médico;
  • enfermagem 24 horas por dia;
  • nutricionista;
  • atividades de socialização;
  • musicoterapia;
  • terapia ocupacional;
  • fisioterapia geriátrica.

 

Venha conhecer nossa casa de repouso. Ficaremos felizes em te receber!

Juliana Teixeira da Silva

www.casaderepousovivabem.com.br

Rua Almirante Pereira Guimarães,405 – Pacaembu

Fone: (11) 3675-4946 WhatsApp (11) 96316-3498

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp