*Juliana Teixeira da Silva
A socialização faz muito por nós à medida que envelhecemos. Para a maioria das crianças e jovens adultos, a interação social é fácil e natural. Com a idade, fazer amigos e construir relacionamentos com outras pessoas tende a ficar cada vez mais difícil. Isso pode ser devido a indisponibilidade de horários, saúde em declínio, limitações de mobilidade, falta de energia ou até sintomas de depressão. Para as pessoas idosas uma boa socialização é tão importante quanto atender às necessidades físicas. Aqui, na Casa de Repouso Viva Bem, priorizamos a socialização desde o primeiro dia.
Veja abaixo cinco razões pelas quais valorizamos muito a socialização dos idosos.
- Sentido de pertencer– Socialização entre os idosos cria um sentimento de pertencer a um grupo. Isso é importante em todas as fases da vida, mais especialmente nesta fase. Quando o tempo é dividido com outras pessoas que passaram por experiências de vida semelhantes, os idosos encontram apoio nas amizades recém-cultivadas, resultando em laços duradouros.
- Aumento da auto-estima– . Também por esta razão, além de outras, aqui na Viva Bem proporcionamos a Terapia Ocupacional, a Musicoterapia e Fisioterapia. Para ajudar mais ainda na socialização comemoramos tudo: Aniversários, Dia das Mães, Dia das Avós, Festa Junina, Natal, Carnaval. Estudos mostram que o apoio social deve conter atividades de qualidade que promovam a autoconsciência positiva.
- Bons hábitos – A socialização entre os idosos ajuda a prevenir maus hábitos que podem ter efeitos negativos na saúde como, por exemplo, a depressão. Os bons hábitos levam a uma sensação de bem-estar.
- Estresse reduzido e menos ansiedade– A socialização proporciona enormes benefícios para os idosos, reduzindo o estresse e a ansiedade. Ter uma ampla variedade de contatos no dia-a-dia contribui para o bem-estar psicológico ao evitar problemas como depressão e ansiedade.
- Suporta a saúde do cérebro– A interação social apoia a saúde do cérebro e pode até mesmo atrasar o início da demência. Embora os pesquisadores não tenham certeza de como a socialização afeta exatamente o cérebro, sabe-se que enormes efeitos positivos foram vistos entre os idosos mais socializados.
Aqui, na Casa de Repouso Viva Bem, cuidamos da socialização como um dos itens que compõe a qualidade de vida.
A casa é sua. Estamos no bairro do Pacaembu. Venha nos conhecer.
*Juliana Teixeira da Silva é Diretora da Casa de Repouso Viva Bem