Chega um determinado momento em que o idoso apresenta limitações decorrentes da própria idade ou de alguma doença que o acometeu. A família nunca se viu diante de uma situação similar e precisa solucionar este problema que possui grande carga emocional.
Quem contratar? Onde encontrar ? Como saber se é competente e atenciosa? E as histórias que já ouviu ? Muitas dúvidas pertinentes acometem aqueles que terão a responsabilidade de decidir. Mais difícil ainda quando é apenas uma pessoa responsável pela decisão.
A pessoa que será encarregada de cuidar da idosa deverá:
- Prestar todos os cuidados básicos desde higiene pessoal, alimentação, carinho e companhia para aquela (e) que necessitará ajuda e cuidados diários.
- Ter paciência, gentileza, tato e senso de humor principalmente se o idoso não admite que necessita ajuda ou cuidados especiais.
- Comunicar-se e relacionar-se bem para desenvolver o carinho e confiança no relacionamento.
- Respeitar o direito à independência e à privacidade na medida do possível.
- Transmitir ao idoso o seu respeito e carinho por ele através de palavras e atitudes.
- Ouvir com atenção e interesse o que ele quer dizer. Se o idoso tem problemas de audição, ao invés de gritar, fale mais devagar, mais claro e pronuncie bem as palavras.
- Respeite suas vontades e desejos. Não pense por ele mas para ele. Se ele não puder transmitir suas vontades tente identificar o que ele quer antecipadamente.
Uma cuidadora deve ter como objetivo manter a idosa a mais independente possível além de ativa social e fisicamente.
Por esta razão, a competência profissional das cuidadoras da Casa de Repouso Viva Bem, associada a carinho e atenção, adiciona vida aos anos de nossas idosas queridas.
Venha visitar-nos. Teremos imenso prazer em mostrar, pessoalmente, as instalações e as atividades realizadas na Casa de Repouso Viva Bem.