É comum que familiares e amigos de pessoas com Alzheimer fiquem em dúvida se esses pacientes podem ou não receber visitas. Saiba que esse é um gesto de carinho e amor extremamente válido!
Embora não consigam reconhecer pessoas ou lembrar de determinados momentos, idosos enfermos sentem-se incluídos e muito mais felizes, devido à atenção e cuidado prestados. Por isso, não tenha dúvidas: vale a pena visitar aquele parente, ele precisa de você.
Visitas fazem bem à alma
Estudos indicam que visitas de familiares e amigos são muito importantes para pessoas com Alzheimer.
Embora o cérebro sofra com lesões degenerativas conforme o passar do tempo, a presença das pessoas que fizeram parte da história da vida do idoso ativam regiões que ainda estão funcionando.
Eles podem não se lembrar de quem você é e o que você já fez por ele, mas a atenção e a disposição geram aquela sensação de conforto e felicidade que tanto amamos. E mesmo que o paciente se esqueça da visita momentos depois, o sentimento bom permanece.
Essas sensações ajudam a melhorar o humor do idoso, o emocional, além de fazerem com que eles se sintam gratos e saibam que ainda vale a pena viver.
É poético e real!
Além disso, interações sociais são muito importantes, pois reduzem o risco de desenvolvimento de demências mais graves.
Por essa razão, não deixe de visitar amigos e familiares com Alzheimer.
Apesar de o fato de estar alocado em uma casa de repouso como a Viva Bem torne obrigatória as interações com assistentes e cuidadores, elas não são o suficiente.
Aqui nós oferecemos a melhor infraestrutura para que idosas com Alzheimer vivam com qualidade de vida e felicidade. Mas precisamos de você, familiar ou amigo, para tornar a melhor idade dessas senhoras numa fase proveitosa e feliz.
O que fazer e o que não fazer durante a visita a uma pessoa com Alzheimer
Pacientes com demência apresentam alterações comportamentais que afetam suas interações com outras pessoas. Por isso, é muito importante que você se prepare para que a visita seja agradável a todos os envolvidos.
Pensando nisso, nós listamos algumas recomendações válidas para sua próxima visita.
O que visitantes podem fazer
Verificar o melhor horário para a visita
Toda pessoa com Alzheimer tem uma hora do dia em que está mais disposta a interagir. Portanto, nada de surpresas. O primeiro passo para um encontro tranquilo é verificar com os cuidadores, qual o melhor momento para visitar a idosa. Essa atitude evita irritações e estresse.
Conversar normal e tranquilamente
Ao encontrar sua idosa favorita, se apresente e diga qual é o seu grau de parentesco. Se ela não se lembrar de quem você é, não precisa forçar, nem questioná-la.
Converse de maneira ritmada, calma e com clareza, sempre olhando nos olhos da paciente. Mantenha o tom de voz sempre no mesmo nível e, se a paciente não entender, repita a frase, com palavras diferentes.
É comum que pessoas com Alzheimer fiquem inquietas ou repitam as mesmas perguntas várias vezes. Não perca a paciência!
Dica extra: evite frases como “lembra de mim”, “você se lembra de” ou “você sabe quem sou eu”. Caso a paciente não consiga recordar de você ou de acontecimentos passados, ela pode ficar frustrada.
Levar presentes especiais
Presentes são sempre muito bem-vindos. Nesse caso, vale oferecer aqueles que possam acender boas recordações. Flores, fotografias, receitas especiais… Lembre-se do que a idosa gostava muito de fazer e escolha o presente ideal!
Manter sempre um sorriso no rosto
Não fique frustrado caso ela não te reconheça ou não queira ficar muito próxima: essa é uma reação comum. Não leve para o lado pessoal.
Mantenha um sorriso acolhedor no rosto e converse normalmente com a paciente durante toda a visita.
O que visitantes não podem fazer
Forçar a conversa
A paciente ficou agitada ou muito irritada? Então é hora de terminar a visita. Em geral, idosos com demência não toleram mais do que 20 minutos de visitação.
Mas não se preocupe. Não precisa ficar triste: você terá outras oportunidades para encontrar sua amiga ou familiar.
Levar muitos visitantes ao mesmo tempo
Muito barulho, muita gente e atividades simultâneas podem estressar pacientes e fazer com que a visita termine mais cedo do que o previsto. O ideal é levar consigo até mais três pessoas.
Infantilizar a paciente
Pacientes com Alzheimer não são crianças. Quando são tratados de maneira infantil, podem ficar irritados e frustrados, portanto, evite. Converse normalmente, sem preconceitos.
Abandonar a idosa
Nunca, em hipótese alguma, abandone a idosa. Elas merecem amor e atenção como qualquer um.
Quando não recebem carinho ou atenção o suficiente, pacientes com Alzheimer se sentem tristes, mesmo sem entender o motivo.
Se a rotina está apertada, vale criar um cronograma de visitas. Pode ter certeza que a sua presença e seu apoio contínuo vão mantê-la muito mais feliz e grata no dia a dia.
Saiba que, apesar da memória afetada, essas pacientes serão eternamente gratas por seu cuidado. E é isso que importa.
Conte com a Casa de Repouso Viva Bem. Nós estamos aqui para ajudar.
Para agendar sua visita ou conhecer nossas instalações, equipe e senhoras residentes, entre em contato:
Juliana Teixeira da Silva, Diretora
Fone: (11) 3675-4946
WhatsApp: (11) 96316-3498