Com o envelhecimento, é comum que algumas funções do corpo sejam afetadas, como a movimentação. Em consequência, atividades que antes eram fáceis de serem executadas podem se tornar um desafio para um idoso com mobilidade reduzida.
Conforme o passar do tempo, a atuação da massa muscular, a força e a densidade óssea vão diminuindo, o que causa a redução da mobilidade no idoso.
No entanto, isso não quer dizer que pessoas nessa fase da vida devem ficar totalmente paradas. Afinal, é importante que o idoso continue ativo em suas tarefas na medida do possível para ter uma melhor qualidade de vida.
Idoso com mobilidade reduzida e o dia a dia
Imagine não conseguir realizar tarefas simples ou demorar mais que o comum para fazer determinadas atividades, antes consideradas fáceis. Esse é um dos desafios que um idoso com mobilidade reduzida enfrenta no dia a dia.
Como os movimentos do corpo são limitados, o paciente enfrenta percalços desde o momento em que se levanta da cama.
O problema é que idosos com mobilidade prejudicada se tornam mais suscetíveis a acidentes. Tropeçar ou escorregar podem causar fraturas. Por esta razão, aqui na Casa de Repouso Viva Bem não temos tapetes, tapetinhos, pisos escorregadios e objetos de decoração no chão. Temos, sim, em todas as nossas instalações, corrimãos instalados nas paredes para que possam estar sempre bem apoiadas.
Atividades recomendadas para o idoso com mobilidade reduzida
Praticar a leitura
A leitura pode ajudar os idosos a manter o cérebro ocupado. Além de ser um ótimo jeito de passar o tempo, esse hábito traz benefícios como fortalecimento da memória, redução do estresse e melhora do sono. Dessa maneira, a leitura retarda o declínio cognitivo.
Realizar atividades físicas
Exercícios que trabalham os músculos do corpo são bons para postergar os efeitos da redução de mobilidade em idosos. Com atividades adaptadas, é possível manter o movimento, com menor risco de lesões.
Trabalhar a criatividade
Não é somente o corpo que precisa ser estimulado. Atividades que coloquem em prática a criatividade são ótimas para exercitar o cérebro do idoso. Artesanato e costura são formas da pessoa passar o tempo e se manter na ativa.
Ter contato com a natureza
Áreas externas como jardins são excelentes para que o idoso tenha contato com a natureza. Isso melhora o humor e causa a sensação de relaxamento ao corpo.
Elaborar obras de arte
Pinturas, desenhos e esculturas são uma boa forma de trabalhar os movimentos da mão e evitar problemas. Como a prática exige concentração e movimentos precisos, criar obras de arte é uma boa forma de treinar a mobilidade.
Socialização
Na Casa de Repouso Viva Bem contamos com práticas que estimulam a socialização entre as residentes. Assim, é possível combater a solidão e também outros fatores que levam a depressão e perda da mobilidade.
Idoso com mobilidade reduzida na casa de repouso
Aqui na Casa de Repouso Viva Bem, possuímos atividades que trabalham a mobilidade do idoso de forma segura e com acompanhamento.
Para estimular a criatividade, oferecemos sessões de terapia ocupacional. Com ela, a imaginação das residentes é estimulada, de modo a causar bem-estar e mais saúde para as idosas.
Nossas moradoras também podem realizar exercícios de fisioterapia em grupo, com o objetivo de movimentar as articulações e estimular o equilíbrio. Com exercícios focados nos pés e tornozelos, é possível fortalecer as pernas do idoso e retardar os efeitos dos problemas de mobilidade.
Sabemos da importância de uma boa alimentação no dia a dia do idoso. Por isso, nossa nutricionista oferece um cardápio específico para a terceira idade. Garantimos a inclusão de todos os nutrientes responsáveis pela preservação da massa muscular do corpo e fortalecimento do sistema imunológico.
Nossa equipe também está preparada para atender idosos com mobilidade reduzida.
Assim, as residentes podem contar com uma equipe que reconhece a importância do cuidado e entende os desafios que a mobilidade reduzida causam. Estamos sempre a postos para auxiliar no que for preciso.
Sobre a Casa de Repouso Viva Bem
A Casa de Repouso Viva Bem foi desenvolvida para garantir todo o cuidado e carinho que idosas precisam.
Enquanto zelamos pela saúde das nossas residentes, familiares contam com profissionalismo e segurança. Em nome da transparência, disponibilizamos acesso a câmeras on-line 24 horas.
Agende sua visita para conhecer nossas instalações, equipe e senhoras residentes. Entre em contato com a Casa de Repouso através do telefone (11) 3675-4946, ou pelo WhatsApp (11) 96316-3498.