Câmeras on line 24h
acessíveis pelos familiares

11 3675-4946​

11 96316-3498

Conheça as atividades mais recomendadas para idosas com Alzheimer

O Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo. Conforme avança, a enfermidade causa problemas como falta de memória e alteração de comportamento do paciente. Por isso, é importante que idosas com Alzheimer recebam a atenção e cuidados necessários. 

Segundo um estudo publicado pela revista americana Neurology, o Alzheimer é mais comum em mulheres do que em homens. Assim, famílias que possuem idosas com Alzheimer podem contar com a Casa de Repouso Viva Bem.

Aqui, todas as residentes têm acesso a um ambiente acolhedor, que preza pelo bem-estar e qualidade de vida. Os familiares que optam pelo Viva Bem, podem aproveitar um espaço tranquilo e seguro, garantindo os cuidados que as idosas precisam. 

Proporcionamos segurança e transparência. Temos câmeras online 24 horas por dia, que podem ser acessadas pelos familiares, além de visitas livres ao nosso lar.
 

Principais atividades para idosas com Alzheimer

O Alzheimer afeta o hipocampo do cérebro. Ali, causam a morte de células nervosas e a perda de tecido do órgão. Por isso, é comum que funções relacionadas à memória e aprendizagem sejam prejudicadas.

Dessa forma, saber como lidar com a doença é a melhor maneira de garantir a melhor qualidade de vida aos pacientes.

Uma boa maneira de estimular a mente da idosa com Alzheimer é praticando atividades que incentivem a parte cognitiva do cérebro.
 

Atividades cotidianas 

Atividades como tarefas domésticas são uma boa opção para idosas acometidas por Alzheimer. Práticas como organização e seleção podem ser estimuladas até mesmo na cozinha.

Você pode pedir ajuda à idosa na seleção dos melhores grãos para cozinhar ou até mesmo organizar os itens na despensa, por exemplo. Essas ações exercitam o cérebro e faz com que elas se sintam úteis.

As atividades devem ser simples e adequadas ao nível da doença que a idosa possui.
 

Incentivo à religiosidade 

Caso a idosa tenha praticado alguma religião antes de ter Alzheimer, incentivar a retomada de hábitos é uma boa forma de trabalhar o estímulo cognitivo e despertar bons sentimentos.

Leitura de livros sagrados e práticas de oração são atividades que dependem de certo raciocínio para serem feitas, além do foco em sua realização. 

Se a ação for muito avançada, outra opção válida é conversar com ela sobre sua antiga religião.
 

Calendário e relógio visíveis

É muito importante que idosas com Alzheimer mantenham a noção de tempo. Assim, ela não se sente perdida no cotidiano.

Pedir para que a pessoa marque um X a cada dia passado também é outra tarefa importante. Como é rotineira, ajuda o cérebro a trabalhar e manter a noção da passagem do tempo.
 

Idosas com Alzheimer: por que é importante fazer exercícios?

As consequências do Alzheimer não estão ligadas somente a problemas psicológicos. Complicações físicas também podem acometer idosas que possuem a doença.

Por essa razão, recomenda-se que pessoas no estágio inicial da doença pratiquem exercícios físicos. Assim, é possível retardar o avanço da doença e conservar a autonomia do paciente por mais tempo.

Além de controlar os níveis de gordura no corpo, exercícios físicos ainda podem amenizar outros sintomas causados pelo Alzheimer, como depressão e ansiedade. 
 

1. Fisioterapia

Exercícios como fisioterapia estimulam e fortalecem o movimento do corpo. Dessa forma, os pacientes terão menos problemas ao realizar tarefas simples como sentar e se abaixar para pegar objetos.
 

2. Caminhadas

Caminhadas também podem auxiliar no tratamento do Alzheimer ao fortalecer as pernas e estimular o movimento dessa parte do corpo, dificultando problemas em relação ao deslocamento do paciente.

 

3. Dança

A dança é outra modalidade que pode ser explorada por idosas com Alzheimer. Como o exercício exige movimentação e sequência de passos, ela se torna ideal para trabalhar a parte cognitiva do cérebro da pessoa.
 

Jogos para idosas com Alzheimer

Não pense que jogos são apenas para passar o tempo. Eles também são fortes aliados no tratamento da doença, além de serem uma boa opção de quais atividades fazer com idoso com Alzheimer.

Jogos, principalmente os recreativos, são uma ótima opção de exercício de estímulo saudável, que exercita a memória, foco e percepção. 

Xadrez e damas são excelentes jogos de raciocínio para exercitar o cérebro.

Já os quebra-cabeças contam com a vantagem de trabalhar a atenção e o planejamento. Dependendo da quantidade de peças disponíveis, o jogo pode se tornar um bom desafio para o paciente.
 

Sobre a Casa de Repouso Viva Bem

Aqui na Casa de Repouso Viva Bem, garantimos um espaço onde idosas com diferentes graus de Alzheimer têm acesso aos melhores profissionais.

Nossa rotina é repleta de atividades que incentivam a memória e a convivência – para que todas sintam-se ainda mais felizes!

Afinal, sabemos da importância que um local seguro e amigável tem no tratamento para o Alzheimer e bem-estar de idosas.

Venha conhecer mais sobre nosso espaço. Para entrar em contato com a Casa de Repouso Viva Bem, ligue para (11) 3675-4946, ou entre em contato via WhatsApp (11) 96316-3498.

Venha conhecer nossas instalações, equipe e senhoras residentes!

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp