Câmeras on line 24h
acessíveis pelos familiares

11 3675-4946​

11 96316-3498

Como cuidamos das 6 enfermidades mais comuns em idosos

Conforme o passar do tempo, é comum que idosos fiquem cada vez mais propensos ao desenvolvimento de uma série de problemas de saúde. Esse é um processo natural, que exige cuidado, tempo e paciência por parte da família.

Sabemos que, muitas vezes, pode ser difícil garantir toda a assistência necessária que essas pessoas precisam. Por isso, talvez seja a hora de considerar uma cuidadora ou uma casa de repouso.

Para te ajudar a tomar a decisão certa, montamos um e-book gratuito sobre Como avaliar uma casa de repouso para idosos. Nele, apresentamos tudo o que você precisa saber para ter mais segurança ao escolher a melhor opção para a sua idosa.

Na Viva Bem, temos um corpo profissional totalmente capacitado, pronto para lidar com todas as consequências inerentes à idade. Em se tratando das seis doenças mais comuns relacionadas ao avanço da terceira idade, veja o que nossa Geriatria e Nutricista recomendam.

 

1. Doença cardíaca

Sabia que doenças cardiovasculares são as mais incidentes em idosos? O envelhecimento pode causar alterações no coração e vasos sanguíneos, o que aumenta a propensão a essas enfermidades.

A preocupação aumenta, pois os sintomas nem sempre são aparentes. Por isso, é comum serem ignorados durante um longo período até se manifestarem em casos avançados.

Aqui, na Casa de Repouso Viva Bem, controlamos e restringimos:

  • a ingestão de gorduras ruins (gorduras trans e gorduras saturadas);
  • a ingestão diária de sal para reduzir o consumo de sódio.

 

2. Diabetes

Derivada do aumento da gordura e da incapacidade do corpo processar bem a insulina, diabetes é outra doença comum na terceira idade.

O aumento de açúcar no sangue pode causar consequências graves, como doenças renais e cardíacas. Para evitar qualquer complicação, nossos procedimentos são:

  • reduzir carboidratos e gorduras não saudáveis ​​na dieta;
  • testar regularmente os níveis de açúcar no sangue;
  • administrar medicamentos prescritos.

 

3. Desidratação

Sabia que problemas relacionados à desidratação são mais comuns em idosos? Não só isso: na terceira idade, as consequências são ainda mais graves do que em jovens.

O problema causa cansaço, perda de memória, concentração, tontura, além de problemas de pele, rins e constipação.

Idosos não têm o hábito de tomar ou pedir água durante o dia. Por isso, para prevenir a desidratação, oferecemos copos d’água a cada duas horas, além de estimular a ingestão de chás e sucos.

 

4. Prisão de ventre

A constipação é um dos problemas que mais afetam idosos, sobretudo as mulheres.

A prisão de ventre não causa nenhuma implicação séria imediata. No entanto, caso se torne frequente, pode acarretar diversos incômodos, como inchaço, indigestão, náuseas e dor de estômago.

A principal causa da enfermidade pode ser, simplesmente, a falta de fibras na dieta.

Para prevenir e controlar a prisão de ventre nas nossas senhoras residentes:

  • incluímos mais frutas e vegetais de folhas verdes na dieta;
  • mantemos uma boa hidratação;
  • estimulamos a prática de exercícios regulares para manter os movimentos intestinais saudáveis, desde que as condições físicas permitam.

 

5. Condições relacionadas à saúde mental

Semelhante à saúde física, a saúde mental tende a se deteriorar com a idade. Os idosos são propensos a desenvolver a doença de Alzheimer, depressão e ansiedade. Sobretudo após a pandemia, cada vez mais idosos se sentem sozinhos e ansiosos. Ambos os fatores podem levar a matriarca à depressão.

A maioria dos problemas relacionados à saúde mental precisam de orientação médica. Mas, saiba que eles podem ser evitados, com algumas orientações:

 

6. Distúrbios ósseos e articulares

Os distúrbios ósseos e articulares surgem com a idade e podem gerar desconfortos a longo prazo, por isso, condições como osteoporose, osteoartrite, artrite reumatoide e dores musculares são comuns em idosos.

Você não quer que a idosa da família fique mal, não é mesmo? Para gerenciar sintomas relacionados a condições ósseas, aqui na Viva Bem nós:

  • proporcionamos sessões de fisioterapia em grupo para as senhoras residentes;
  • priorizamos o consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D;
  • sempre que necessário recomendamos consultas com ortopedista;
  • equipamos todas as áreas de circulação do nosso residencial com corrimãos, além disso, não temos tapetes, tapetinhos ou objetos de decoração nos pisos, e todos os banheiros são equipados com barras de apoio.
  • nunca deixamos nossas residentes sozinhas, e nos banheiros estão sempre acompanhadas para prevenção de quedas acidentais ou qualquer outro tipo de acidente.

Todos esses cuidados foram moldados para proporcionar melhor qualidade de vida às residentes. Afinal, todas elas fazem parte da família Viva Bem.

Aos familiares queremos garantir tranquilidade e segurança. Aqui, sua idosa querida será muito bem cuidada, com toda a competência e carinho que merece.

 

Juliana Teixeira da Silva

www.casaderepousovivabem.com.br

Rua Almirante Pereira Guimarães, 405 – Pacaembu

Fone: (11) 3675-4946 WhatsApp (11) 96316-3498

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp