Dicas de segurança com idosos em casa

Juliana Teixeira da Silva*

O risco de queda nas ruas e, principalmente em casa, atinge os idosos. A deficiência no equilíbrio ao caminhar ou mesmo levantar da cama, cadeira ou sofá, a diminuição dos reflexos e da resistência dos ossos, além da dificuldade na visão das pessoas na terceira idade contribuem para os acidentes.

Dentro de casa, um pequeno obstáculo pode produzir uma queda de consequências muito graves. Não são raras as vezes que esses acidentes levam a um quadro de cirurgia e hospitalização.

Para evitar esses problemas, pequenos hábitos podem ser incorporados à rotina dos idosos. Objetos devem ser retirados do caminho, móveis podem e devem ser adaptados e alguns itens podem ser incluídos nos ambientes.

A qualidade de vida para um idoso começa pelo conforto e segurança que ele terá no local em que vive. Mínimos detalhes importantíssimos poderão melhorar a qualidade de vida e reduzir os riscos de queda. Ele precisa ser tratado com muita atenção, cuidados e carinho. 

Desta forma, para garantir a segurança dos idosos em casa, preparei uma lista com alguns conselhos simples que podem te ajudar, confira!

Idosos e família: segurança em casa

  1. Corrimãos: Devem ser instalados nas paredes por onde o idoso costuma andar – tanto na área interna como na área externa para que  se senta mais seguro e independente;
  2. Obstáculos: Até mesmo os pequenos obstáculos devem ser eliminados. Nivelar todos os pisos e transformar desníveis (mesmo que pequenos) em rampas para evitar que o idoso tropece e possa cair;
  3. Banheiro: É um cômodo da casa que exige muita atenção, começando pelo vaso sanitário. O idoso tem a musculatura da perna enfraquecida e, não raramente, tem dificuldades em levantar do vaso. Por isso, é importante uma pequena base de cimento para, sobre ela, instalar o vaso sanitário. Dessa maneira, irá se levantar com mais facilidade e sem forçar a articulação do joelho.
  4. Barras de Apoio: Para aumentar a segurança, é recomendável instalar barras de apoio ao redor da pia, do chuveiro e do vaso sanitário. Se for cadeirante merecerá uma atenção especial. Tire a porta do box e  reserve uma área livre para permitir o giro da cadeira em 180°.
  5. Elimine tudo: Retire mesas de centro, tapetes e objetos que possam obstruir a circulação. Tapete ao lado da cama, nem pensar. O idoso tem limitações para enxergar para baixo e poderá, facilmente, tropeçar e cair;

Casa de Repouso no Pacaembu

Na nossa Casa de Repouso Viva Bem, temos muita preocupação com a segurança. Nossa casa tem boa infraestrutura e bons equipamentos.

Os banheiros possuem barras de apoio e todos os corredores são equipados com corrimãos nas paredes. Todos os degraus ou desníveis de piso foram substituídos por rampas e os pisos não têm tapetes, tapetinhos, mesinhas ou qualquer objeto no caminho.

Nossas acomodações são claras e arejadas com entrada de luz natural nos ambientes. Os dormitórios têm janela para garantir bom arejamento e equipado com luz de emergência para eventual falta de energia, além de contar com luz de vigília. 

A nossa casa é um residencial para idosas que não tem cara de hotel ou hospital, mas sim um lar ! Desde 2008 a nossa casa oferece conforto, cuidados, qualidade de vida e carinho para as senhorinhas residentes.

Mais informações pelo telefone: (11) 3675-4946 ou por AQUI

Espero seu contato,

Até breve!

 

*Juliana Teixeira da Silva é Diretora da Casa de Repouso Viva Bem

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp