Por Juliana Teixeira da Silva*
A demência senil ocorre com mais frequência a partir dos 65 anos de idade e é uma das principais causas de incapacidade em idosos, o que complica a saúde dessas pessoas nesta faixa etária. A perda da memória faz com que o indivíduo não consiga se orientar no tempo e no espaço, deixando-o cada vez menos capaz de entender o que se passa ao seu redor.
Além disso, quem sofre de demência senil também pode se perder facilmente e apresentar dificuldade para reconhecer parentes e amigos mais próximos.
Outra situação bastante comum que percebo em meus anos de experiência assistindo idosas no nosso lar, a Casa de Repouso Viva Bem, é que a demência senil é caracterizada por uma perda progressiva e irreversível das funções intelectuais, tais como alteração de memória, como já citei, além de prejuízos no raciocínio e linguagem e perda da capacidade de realizar movimentos e de reconhecer ou identificar objetos.
Sintomas da demência senil
São vários os sintomas de demência senil, e dependendo da causa da doença, podem até demorar anos para se manifestar. Os sintomas mais comuns são:
- perda da memória, confusão e desorientação;
- dificuldade em tomar decisões;
- dificuldade em reconhecer familiares e amigos;
- esquecimento de fatos comuns como, por exemplo, o dia em que está;
- alteração da personalidade e do senso crítico;
- agitação e caminhadas durante a noite;
- falta de apetite, perda de peso, incontinência urinária e fecal;
- perda de orientação em ambientes conhecidos;
- fala e movimentos repetitivos;
- Dificuldade em dirigir, fazer compras sozinho, cozinhar e realizar os cuidados pessoais.
Complicações da saúde do idoso com demência senil
O esquecimento de coisas comuns pode ser um sinal de problema da saúde da idosa. O que acontece é que a idosa começa a esquecer de tomar os remédios ou esquece que tomou e toma novamente ou, ainda, esquece de comprar o medicamento quando termina a caixa do remédio.
Desta forma, a demência senil pode dificultar para que a pessoa idosa acompanhe os medicamentos prescritos para tratar suas doenças.
Quem sofre de demência senil geralmente apresenta problemas de saúde coexistentes como :hipertensão, doenças cardíacas, insuficiência cardíaca congestiva, disritmia cardíaca ou diabetes. O que acontece é que estas falhas na gestão dos remédios podem levar a complicações médicas graves que poderiam ter sido evitadas e até hospitalização.
Experiência compartilhada
Desde 2008 eu convivo com pessoas idosas e seus familiares. Durante essa minha experiência posso dizer que já vi acontecer muita coisa decorrente de demência senil.
Segue uma dica para evitar o agravamento de problemas de saúde que podem ocorrer com um idoso em princípio de senilidade: controlar o estoque de cada medicamento em comparação com a prescrição do médico. Se estiver sobrando ou faltando remédios significa que ou o idoso está tomando demais ou está deixando de tomar.
Aqui, na Casa de Repouso Viva Bem, dedicamos especial atenção ao controle diário, individual, de cada medicamento que ministramos a cada uma de nossas residentes.
Ignorar os “sintomas” iniciais de demência senil pode agravar muito os problemas de saúde do seu idoso querido. Reflita se o seu familiar idoso tem condições de viver sozinho.
Casa de Repouso Viva Bem
A Casa de Repouso Viva Bem é um lar. Não tem cara de hotel ou hospital. Desde 2008 nosso residencial proporciona conforto e qualidade de vida para as senhoras residentes. Aqui elas fazem novas amizades, interagem, recebem familiares e amigos.
Nosso compromisso com a transparência é total: visitas livres ( exceto na fase de pandemia) e câmera online 24 horas acessíveis pelos familiares.
Venha nos visitar. Estamos no bairro Pacaembu, em São Paulo, na Rua Almirante Pereira Guimarães, 405. Meu WhatsApp: (11) 96316-3498.
Espero recebê-lo.
Conte comigo.