Cuidar da mãe idosa pode ser muito difícil, ainda mais se ela está dependendo de ajuda para tarefas básicas e ainda se coloca em situações de risco. É fato que a longevidade da população está cada vez maior, então precisamos de planejamentos mais complexos para cuidar de nossos entes queridos.
Dados da ONU indicam que a expectativa de vida no Brasil é, em média, 76 anos, enquanto em 1950 era de 48. No entanto, não basta apenas viver muito, mas sim envelhecer bem.
Os avanços tecnológicos e da medicina permitem às pessoas mais velhas que vivam mais e com qualidade, saúde, alegria e disposição. Para isso, também é muito importante ter o apoio de familiares e amigos próximos para garantir que a partir de certa idade uma pessoa tenha todos os cuidados que precisa.
A respeito desse tema, a Juliana, diretora da Casa de Repouso Viva Bem, compartilhou um relato com a sua avó:
“Eu era bem jovem, mas me recordo muito bem. Certa vez, minha avó Rosa acordou de madrugada e resolveu fazer café. Então foi à cozinha e ligou o gás. Não acendeu. Esqueceu o que ia fazer e voltou a dormir. Deixou o fogão exalando gás. Por milagre esse esquecimento não se transformou numa tragédia para toda a família”.
Os cuidados com os mais velhos
Conforme nossos familiares envelhecem, enfrentamos a responsabilidade de cuidar deles. Essa é uma responsabilidade que envolve toda uma série de tarefas, como prestar auxílio até em atividades básicas da vida diária, como tomar banho, vestir-se e comer.
Quando alguém como a sua mãe não pode mais se virar sozinha e ainda se coloca em situações de risco, a lista de funções aumenta.
Para cuidar da mãe, você passa a ter que administrar a medicação, agendar visitas médicas, providenciar transporte, alimentação, higiene, compras, cuidados com a segurança dela e ainda administrar as despesas. Muitas vezes você também terá que se encarregar de serviços de enfermagem que exigem conhecimentos que a maioria não tem.
Uma idosa, dependendo do seu estado de saúde – seja física ou mental –, em algum momento vai precisar de cuidados especiais que exigem basicamente trabalho em tempo integral.
Os desafios de cuidar da mãe
Muitas pessoas estão nesse lugar de árduo esforço para equilibrar a energia e atenção entre cuidados com a vida pessoal, da própria família, o trabalho e, ao mesmo tempo, também deve dedicar uma grande quantidade de atenção para cuidar da mãe idosa e garantir que ela esteja bem.
Esses desafios logo te deixarão sobrecarregada, ansiosa e esgotada. Por isso, é tão importante você saber como lidar com essa responsabilidade.
Cuidar da mãe idosa que vive sozinha em casa não se limita a telefonemas semanais ou diários. Se ela ainda está começando a sofrer de algum transtorno neurodegenerativo, como demência ou Alzheimer, ou sofre de condições de mobilidade, vai precisar de atenção redobrada ou total.
Veja o risco que ocorreu com a avó da Juliana e toda sua família. Ela disse também que seus pais trabalhavam o dia inteiro, ela e seu irmão faziam faculdade e o estresse emocional e físico de todo mundo na casa era crescente.
“Dormir bem era quase uma utopia”, diz Juliana. Foi então que decidiram procurar uma alternativa para que sua avó Rosa fosse bem cuidada, com carinho e segurança e então pudesse ter garantida boa qualidade de vida.
Escolhendo a casa de repouso
“Decidimos por escolher uma casa de repouso e não foi fácil”, contou a Juliana a respeito de sua avó. Essa decisão precisa uma análise detalhada e muita pesquisa atenta, afinal, a família vai confiar os cuidados de uma pessoa muito querida a profissionais que precisam ser responsáveis e competentes, além de muito amorosos.
Mas calma, essa decisão não precisa (e nem deve) ser analisada negativamente. Na verdade, é um ato de amor, para o bem-estar de quem você mais ama. Nesse texto, compilamos algumas dicas sobre como escolher uma casa de repouso para cuidar da sua mãe.
Caso queira cogitar essa opção, venha nos visitar. Conheça nossas instalações, equipe e senhoras residentes.
Juliana Teixeira da Silva – Diretora
www.casaderepousovivabem.com.br
Rua Almirante Pereira Guimarães, 405 – Pacaembu
Fone: (11)3675-4946 WhatsApp: (11) 96316-3498