Câmeras on line 24h
acessíveis pelos familiares

11 3675-4946​

11 96316-3498

Alzheimer e Natal: 8 dicas para uma celebração especial

Normalmente, familiares de senhoras com Alzheimer que residem aqui na Viva Bem me perguntam da conveniência de levá-las para passar o Natal na casa da família, ou mesmo um final de semana.

Com razão, ficam inseguras, pois o Alzheimer é um problema complexo. Em alguns casos, os pacientes podem enfrentar quadros em que se sentem muito agitadas ou irritadas. Por isso, é preciso muito cuidado e atenção.

O Natal é uma das datas mais esperadas do ano. É momento de celebração e alegria, ao lado de quem mais amamos. E, mesmo quem tem Alzheimer pode aproveitar a data ao lado da família!

Eu sempre dou algumas dicas simples para que as senhoras com Alzheimer ou demência senil possam participar das comemorações familiares confortavelmente. E é sobre isso que falaremos hoje!

Evite aglomerações

A primeira providência é evitar muitas pessoas juntas, muito barulho ou muitas atividades ao mesmo tempo. Todos esses estímulos podem agitar portadoras de Alzheimer ou demência.

A prioridade é manter sua idosa querida tranquila, calma, relaxada e feliz, certo? Para garantir que a comemoração seja agradável a todos, é preciso realizar algumas alterações na ceia e organizar o ambiente de maneira diferente, em prol da saúde e bem-estar da idosa.

A começar pelas festas grandes, para toda a família. O ideal é realizar alguns encontros casuais com poucos familiares ou amigos, ou limitar a lista de convidados apenas ao núcleo familiar.

Atenção aos horários da ceia

Pessoas com Alzheimer têm a sua melhor hora do dia. Então, programe a atividade mais
significativa para os horários em que a idosa terá mais facilidade para interagir e celebrar junto à família.

Por exemplo, se ela fica mais agitada à noite, faça a festa de fim de ano durante o finalzinho do dia. Se ela costuma acordar tarde, organize tudo para o final da tarde ou para a noite. Assim, ela vai poder participar e curtir o evento com muito mais facilidade.

Ao mesmo tempo, você e outros familiares vão conseguir aproveitar momentos ainda mais divertidos com a matriarca!

Monte um cantinho calmo para a idosa

Mesmo que você programe uma festa pequena, a casa estará com mais gente e, consequentemente, mais barulhenta. Por isso, é muito importante que você reserve um espaço ou uma sala aconchegante, mais privativa para sua idosa querida.

Explique aos familiares que, para evitar que ela fique agitada, uma ou duas pessoas vão poder visitá-la por vez. Vale fazer um revezamento entre amigos e familiares, de modo a garantir que todos vivam um momento agradável com a idosa.

Planeje suas atividades favoritas

Para que a idosa se sinta incluída e ainda mais feliz, planeje atividades que ela gosta. Por exemplo, se ela adora cozinhar, junte um pequeno grupo, com até dois parentes e amigos, e chame-a para fazer biscoitos ou algum doce natalino.

Nós adotamos a mesma estratégia aqui na Viva Bem durante algumas sessões de Terapia Ocupacional e podemos afirmar: é um su-ces-so! Elas amam e ficam muito realizadas.

Se o seu pai tem Alzheimer e sempre gostou de assistir futebol, por exemplo, peça a alguns parentes que assistam a um jogo juntos.

Encha a casa com muita cantoria

Pessoas com Alzheimer adoram ouvir música. Que tal preencher o lar com aquelas músicas que a idosa mais gostava?

Junte a família (com cautela, como falamos anteriormente), e cantem canções que marcaram a vida da matriarca. Peça para que os netos e bisnetos também improvisem partes do refrão de músicas antigas, com refrões conhecidos – ou, simplesmente, toquem as músicas que eles adoram.

Aqui na Casa Viva Bem, durante nossas sessões semanais de musicoterapia, todas as idosas participam, cantam, lembram histórias enquanto fazem esse bom exercício para a memória.

Atenção redobrada à dieta

Um outro ponto que merece atenção especial são grandes mudanças na dieta. Muitos adultos têm sistemas digestivos sensíveis. Ainda assim, mesmo que alguns alimentos sejam deliciosos, é prudente limitar os mais diferentes da dieta normal. Geralmente, eles perturbam o estômago e podem causar reações adversas.

Além disso, evite alimentos com muito açúcar e/ou álcool. Ambos são nocivos à saúde e fazem mal às idosas.

Crie uma ceia especial para a idosa

Embora seja necessário ter atenção quanto à dieta, uma ótima sugestão é incluir na ceia, aquela refeição favorita da matriarca. Ela vai adorar! Essa é uma maneira de despertar recordações e histórias através do paladar.

Converse com as crianças

Feriados prolongados são uma ótima oportunidade para avós passarem um tempo com seus netos, bisnetos, sobrinhas ou sobrinhos.

No entanto, para não causar situações desagradáveis, converse antecipadamente com as crianças sobre a doença de Alzheimer. A informação ajuda a superar medos e ajudar os pequenos a desfrutarem de um momento muito mais divertido com os idosos.

Antes da chegada, informe às crianças que comportamentos estranhos, momentos de nervoso ou raiva não são culpa dela. E, sim, parte da doença.

Durante o contato, peça a um adulto que fique de olho nas crianças, caso a senhora com Alzheimer ou demência diga, ou faça algo inesperado.

Eu fico muito feliz em poder ajudar as pessoas a manterem um bom contato com suas idosas queridas.

Principalmente no Natal. Com nossas dicas, pode ter certeza que sua celebração será muito mais feliz.

 

Nós estamos aqui para ajudar.

Visite-nos. Venha conhecer nossas instalações, equipe e senhoras residentes.

Juliana Teixeira da Silva, Diretora
www.casaderepousovivabem.com.br
Rua Almirante Pereira Guimarães,405 – Pacaembu – São Paulo, SP
Fone: (11) 3675-4946
WhatsApp: (11) 96316-3498

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp