Você que convive, direta ou indiretamente, com uma pessoa idosa já notou alterações de comportamento nela? Se tem notado alguma mudança em hábitos cotidianos, é importante prestar atenção em indicadores para poder oferecer o melhor cuidado possível.
É muito importante ficar alerta e verificar se há falta de memória e/ou alterações de comportamento, pois esses indícios podem indicar Alzheimer ou alguma doença mental. Quanto antes for diagnosticada, seus efeitos podem ser minimizados e tratados mais adequadamente.
Você sabe quais são esses sinais? Leia este texto que explicamos o que precisa saber.
Mal de Alzheimer
O Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo. Conforme avança, a enfermidade causa problemas como falta de memória e alterações de comportamento do paciente. Por isso, é importante que idosas com Alzheimer recebam a atenção e cuidados necessários nos estágios iniciais da doença.
Um estudo publicado pela revista americana Neurology, afirma que o Alzheimer é mais comum em mulheres do que em homens. Assim, famílias que possuem idosas com Alzheimer podem contar com a Casa de Repouso Viva Bem, que também recomenda algumas atividades nesse texto do blog.
Possíveis sinais de Alzheimer
Conforme avança a doença de Alzheimer, os riscos ficam cada vez mais presentes se os idosos passam a seguir alguns padrões de hábitos e alterações de comportamento que podem afetar sua qualidade de vida, como:
- esquecer do uso dos remédios ou esquecer que tomou e tomar novamente;
- não se alimentar adequadamente;
- não se hidratar convenientemente;
- não fazer higiene;
- aumento ou diminuição do apetite, perda ou ganho de peso repentino;
- outros riscos maiores não são raros, como esquecer o gás ligado sem acender o fogão, por exemplo.
Há também outras enfermidades comuns que incluem ansiedade, depressão, transtornos de humor, comprometimento e limitações cognitivas.
Nesse texto falamos a respeito de outros sinais que podem indicar doença mental em idosos que podem ajudar você a detectar os estágios iniciais de algum transtorno mental.
Assim, o idoso poderá receber o tratamento adequado de maneira precoce e preservar o bem-estar e a qualidade de vida ao longo de uma terceira idade feliz e saudável.
Faça esse teste em caso de alterações de comportamento
Faça este teste se o seu familiar idoso apresenta uma ou mais alterações de comportamento indicadas acima. Vale salientar que o teste não deverá ser considerado como diagnóstico, mas sim como reflexão e alerta.
O próximo passo deverá ser a consulta ao médico de sua confiança para que, se for o caso, diagnosticar e iniciar os cuidados nos estágios iniciais da doença.
Importante lembrar que as pessoas idosas precisam de muita atenção e carinho, e visitá-las, por exemplo, faz com que sintam-se incluídas e muito mais felizes.
Viva Bem
O ambiente de vida certo faz uma grande diferença na segurança, felicidade e qualidade de vida das pessoas idosas. Aqui, na Casa de Repouso Viva Bem, desde 2008, nós cuidamos de senhoras idosas com diferentes graus de dependência proporcionando carinho e qualidade de vida. Elas fazem novas amizades, interagem, recebem familiares e amigos.
Nosso compromisso com a transparência é total. Disponibilizamos aos familiares o acesso a câmeras online 24 horas.
Visite-nos. Conheça nossas instalações, equipe e senhoras residentes.
Ligue para mim, a casa é sua!
Juliana Teixeira da Silva – Diretora
www.casaderepousovivabem.com.br
Fone: (11) 3675-4946 WhatsApp: (11) 96316-3498
Rua Almirante Pereira Guimarães, 405 – Pacaembu