Alimentação para idosos com Alzheimer

*Juliana Teixeira da Silva

Aqui na Casa de Repouso Viva Bem cuidamos de muitas senhorinhas com a doença de Alzheimer. Muitas residentes podem apresentar desnutrição e perda de peso porque ocorrem diminuição do apetite, perda de paladar ou dificuldade para engolir. Desta maneira, é importante manter uma alimentação saudável. Já que melhorar o estado de saúde global de cada senhorinha melhora a qualidade de vida.

Desta forma, a nossa casa segue o que é recomendado pelos protocolos mais modernos de Nutrição como garantir 6 refeições diárias. É importante incluir alimentos fontes de carboidratos (pães, bolachas, arroz, batata, farinhas etc.), proteínas (leite, queijo, carnes de boi, aves e peixes), vitaminas e minerais (frutas, hortaliças folhosas e não folhosas) e gorduras (margarinas, manteigas e óleos vegetais).

É importante também manter sempre um alimento de cada grupo em todas as refeições de modo a garantir uma alimentação variada e saborosa.

Dicas de Nutrição para pacientes com Alzheimer

A doença de Alzheimer é um tipo de demência que ataca o cérebro e compromete frequentemente a memória, o pensamento, a linguagem, o julgamento crítico e o humor.

Para a alimentação, conforme a demência evolui, vale lembrar de:

-Observar a necessidade de modificação da consistência dos alimentos, já que problemas de deglutição (engasgos constantes e pigarro) podem aparecer. Os alimentos podem ser cozidos além do ponto, a fim de facilitar a deglutição;

-Evitar a utilização de vários alimentos liquidificados juntamente. Pois o sabor de cada alimento separadamente pode ajudar a exercitar a memória. Assim, recomendamos que os alimentos pastosos ou liquidificados sejam oferecidos separadamente;

-Utilizar temperos como cebola, salsinha, orégano, cebolinha, alho. Tudo natural, sem condimentos industrializados;

-Evitar alimentos somente se houver alguma patologia associada como: diabetes, pressão alta, aumento do colesterol, etc., sempre com a orientação de um médico ou nutricionista;

Importante monitorar o peso do paciente. Desta forma, é possível fazer intervenções alimentares precoces se necessário.

Na Casa de Repouso Viva Bem, a comida é caseira feita com muita competência e carinho.

Casa de Repouso Viva Bem

A Casa de Repouso Viva Bem é um lar. Não tem cara de hotel ou hospital. Desde 2008 nosso residencial proporciona conforto, cuidados e qualidade de vida para as senhores residentes.

Aqui elas fazem novas amizades, interagem, recebem familiares e amigos.

Nosso compromisso com a transparência é total: visitas livres e câmera online 24 horas acessíveis pelos familiares.

Oferecemos enfermagem 24horas, acompanhamento médico semanal, nutricionista, fisioterapia em grupo, terapia ocupacional, musicoterapia, aula de culinária, serviços de lavanderia e enxoval de cama e banho.

Nossa casa é ampla, clara e bem arejada. Totalmente equipada para atender às necessidades das idosas com o objetivo de garantir qualidade de vida, segurança, conforto e saúde.

As adaptações foram realizadas observando o que existe de mais atual em cuidados com idosos.

Conheça-nos!

Espero o seu contato AQUI.

*Juliana Teixeira da Silva é Diretora da Casa de Repouso Viva Bem

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp