Câmeras on line 24h
acessíveis pelos familiares

11 3675-4946​

11 96316-3498

4 atividades para idosos com mobilidade reduzida

Por Juliana Teixeira da Silva*

 

As alterações na mobilidade têm diversas causas e provocam um impacto significativo nas atividades diárias das idosas. Com o envelhecimento do corpo é normal que algumas das capacidades motoras nesta faixa etária se alterem como equilíbrio, velocidade, cadência dos passos, postura e diminuição dos reflexos.

No entanto, a mobilidade reduzida não significa que as atividades devem ser estagnadas. Existem muitas maneiras de entreter a idosa, melhorar o seu humor e fazer com que ela permaneça envolvida no dia a dia sem precisar se mexer muito. 

Na nossa Casa de Repouso Viva Bem, adotamos algumas ótimas atividades adaptadas para as nossas residentes com mobilidade limitada para fortalecer os músculos e propiciar melhorias motoras, cognitivas e de condicionamento físico às nossas residentes. Confira!

 

Dinâmicas para idosos com mobilidade reduzida

 

  1. Passar algum tempo lendo

Ler é uma atividade fantástica para adultos mais idosos. É uma maneira divertida de passar o tempo e manter o cérebro ocupado. Também pode melhorar a memória, reduzir o estresse, melhorar o sono e retardar o declínio cognitivo. Se a sua idosa querida gosta de ler livros físicos, revistas, ela pode mergulhar em uma história bem contada, ver fotos ou aprender sobre um novo tópico interessante.

 

  1. Praticar exercícios regularmente

Nossa Fisioterapeuta, mesmo que a sua idosa querida não tenha muita mobilidade, ministra exercícios que ela pode fazer para manter o corpo em movimento. Quer estejam sentadas ou em pé, elas ainda podem obter benefícios para a saúde e o humor, especialmente com exercícios sentados ou rotinas de ioga na cadeira . Proporcionamos também exercícios focados nos pés e tornozelos para reduzir o inchaço.

 

  1. Exercitar a Criatividade

Nas sessões de Terapia Ocupacional, a criatividade também é estimulada e traz benefícios para a saúde. Pesquisas descobriram que atividades criativas podem ajudar idosas a diminuir as emoções negativas e aumentar as positivas, reduzindo o estresse e a ansiedade. Entrar em contato com o lado criativo delas é outra maneira divertida de os idosos passarem o tempo. Desenhar, colorir , pintar e esculpir são maneiras maravilhosas de ser criativo. Projetos divertidos podem incluir criar álbuns de recortes ou organizar álbuns de fotos de família.

 

  1. Passar um tempo ao ar livre

Temos uma agradável área externa com jardins, mesas e cadeiras de frente para a rua. Ficar em contato com a natureza é relaxante e um ótimo impulsionador do humor. Tomar ar fresco, observar os pássaros, tricotar, fazer crochê ou observar a jardineira que ela usa nas sessões de Terapia Ocupacional. Além disso, elas adoram observar o movimento das ruas e das  pessoas é uma ótima atividade cotidiana.

 

Casa de Repouso Viva Bem é um lar para sua idosa

A nossa casa de repouso garante a você e sua família a tranquilidade de que todas estão muito bem cuidadas por profissionais competentes e carinhosas, com registro profissional no Conselho Regional de Enfermagem (COREN-SP).

Temos registro no Cadastro Municipal da Vigilância Sanitária (CMVS). Este registro é a sua garantia de que a casa de repouso cumpre a legislação e é fiscalizada pelas autoridades. Para avaliar as casas de repouso que você visitará baixe aqui, gratuitamente, o e-book Como avaliar uma casa de repouso

Visite-nos. Conheça nossas instalações, equipes e senhoras residentes.

Nós estamos aqui para ajudar.

*Juliana Teixeira da Silva é Diretora da Casa de Repouso Viva Bem

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp