Por Juliana Teixeira da Silva*
As alterações na mobilidade têm diversas causas e provocam um impacto significativo nas atividades diárias das idosas. Com o envelhecimento do corpo é normal que algumas das capacidades motoras nesta faixa etária se alterem como equilíbrio, velocidade, cadência dos passos, postura e diminuição dos reflexos.
No entanto, a mobilidade reduzida não significa que as atividades devem ser estagnadas. Existem muitas maneiras de entreter a idosa, melhorar o seu humor e fazer com que ela permaneça envolvida no dia a dia sem precisar se mexer muito.
Na nossa Casa de Repouso Viva Bem, adotamos algumas ótimas atividades adaptadas para as nossas residentes com mobilidade limitada para fortalecer os músculos e propiciar melhorias motoras, cognitivas e de condicionamento físico às nossas residentes. Confira!
Dinâmicas para idosos com mobilidade reduzida
-
Passar algum tempo lendo
Ler é uma atividade fantástica para adultos mais idosos. É uma maneira divertida de passar o tempo e manter o cérebro ocupado. Também pode melhorar a memória, reduzir o estresse, melhorar o sono e retardar o declínio cognitivo. Se a sua idosa querida gosta de ler livros físicos, revistas, ela pode mergulhar em uma história bem contada, ver fotos ou aprender sobre um novo tópico interessante.
-
Praticar exercícios regularmente
Nossa Fisioterapeuta, mesmo que a sua idosa querida não tenha muita mobilidade, ministra exercícios que ela pode fazer para manter o corpo em movimento. Quer estejam sentadas ou em pé, elas ainda podem obter benefícios para a saúde e o humor, especialmente com exercícios sentados ou rotinas de ioga na cadeira . Proporcionamos também exercícios focados nos pés e tornozelos para reduzir o inchaço.
-
Exercitar a Criatividade
Nas sessões de Terapia Ocupacional, a criatividade também é estimulada e traz benefícios para a saúde. Pesquisas descobriram que atividades criativas podem ajudar idosas a diminuir as emoções negativas e aumentar as positivas, reduzindo o estresse e a ansiedade. Entrar em contato com o lado criativo delas é outra maneira divertida de os idosos passarem o tempo. Desenhar, colorir , pintar e esculpir são maneiras maravilhosas de ser criativo. Projetos divertidos podem incluir criar álbuns de recortes ou organizar álbuns de fotos de família.
-
Passar um tempo ao ar livre
Temos uma agradável área externa com jardins, mesas e cadeiras de frente para a rua. Ficar em contato com a natureza é relaxante e um ótimo impulsionador do humor. Tomar ar fresco, observar os pássaros, tricotar, fazer crochê ou observar a jardineira que ela usa nas sessões de Terapia Ocupacional. Além disso, elas adoram observar o movimento das ruas e das pessoas é uma ótima atividade cotidiana.
Casa de Repouso Viva Bem é um lar para sua idosa
A nossa casa de repouso garante a você e sua família a tranquilidade de que todas estão muito bem cuidadas por profissionais competentes e carinhosas, com registro profissional no Conselho Regional de Enfermagem (COREN-SP).
Temos registro no Cadastro Municipal da Vigilância Sanitária (CMVS). Este registro é a sua garantia de que a casa de repouso cumpre a legislação e é fiscalizada pelas autoridades. Para avaliar as casas de repouso que você visitará baixe aqui, gratuitamente, o e-book Como avaliar uma casa de repouso
Visite-nos. Conheça nossas instalações, equipes e senhoras residentes.
Nós estamos aqui para ajudar.
*Juliana Teixeira da Silva é Diretora da Casa de Repouso Viva Bem